Quais pratos da comida gaúcha são irresistíveis

Os pratos da comida gaúcha são extremamente apreciados, tanto por motivos culturais e tradicionais, quanto por seus deliciosos sabores. Assim, não é difícil encontrar visitantes que se apaixonam pela culinária gaúcha.

Veja quais são os pratos da comida gaúcha mais apreciados e irresistíveis.

Qual a origem da culinária gaúcha?

A culinária gaúcha tem uma história interessante e muito rica historicamente, afinal, pratos da comida gaúcha são completos e deliciosos, por isso, não se pode esperar menos do que uma boa história por trás.

Tudo se iniciou no campo, onde se nutre até os dias atuais. É importante lembrar que o gaúcho, falando de forma generalizada, é essencial mente um carnívoro nato. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o consumo de carne em excesso faz parte das origens beligerantes.

Porém, é preciso levar em consideração que a produção que para o gaúcho, principalmente o mais histórico, o cheiro de terra era praticamente sinônimo de liberdade. Dessa forma, os pratos da comida gaúcha foram montados a partir de uma verdadeira paixão pelo que estes faziam.

O desenvolvimento pela paixão pela carne se desenvolveu a partir dos primeiros contatos, quando um boi era abatido mais de duas vezes durante o mês para satisfazer o desejo de famílias inteiras. Assim, além do apreço a próprio alimento, se formou uma tradição através do consumo de carne.

Essas carnes, assim como atualmente, costumavam serem servidas de diversas formas, como em sopas, ratos cozinhados, assados, etc. Apenas iam as carnes com osso para a senzala.

A partir dessas práticas, os gaúchos deram origem ao seu primeiro assado, sem ao menos saber o que de fato aquilo significava para a região e, muito menos, que isso se tornaria um marco característico do Rio Grande.

Hoje, os pratos da comida gaúcha feitos com carne são apresentados de diversas formas e chamam a atenção quando são mostrados pingando nas brasas. Certamente o aroma é característico e nostálgico para um gaúcho.

O famoso arroz carreteiro

Apesar de você ter acompanhado o quanto a carne é característica dos pratos da comida gaúcha, é essencial começar apresentando o arroz carreteiro, que é o principal “acompanhante” da alimentação da cultura gaúcha.

Esse prato pode ser, inclusive, o que mais tenha sido disseminado no Brasil que tenha origem Gaúcha. O arroz carreteiro é, mais especificamente, adaptado de varias outras culinárias regionais em território nacional. É tanto que existe o arroz carreteiro nordestino, mineiro, etc.

A receita gaúcha possui como ingrediente chave a carne de boi, já que é uma das mais populares na região. Assim, o arroz carreteiro gaúcho, da mesma forma que os fornecidos nas outras regiões, leva o arroz e outros ingredientes acompanhados.

Matambre Recheado é um prato admirado e tradicional

matambre-recheado-celso-frizon-dr-costela

Depois de conhecer o principal acompanhante, é necessário falar das receitas realmente bastante populares e características da região em questão. O matambre recheado é justamente um dos pratos da comida gaúcha mais reverenciadas por visitantes.

Este é feito e fornecido de forma que a carne enrolada é assada completamente recheada de diversos ingredientes (que fica a mercê do que o(a) cozinheiro(a) queira acrescentar.

A tradição do rodízio de churrasco

Um dos pratos da comida gaúcha mais importante e popular é, como foi dito no item histórico sobre a culinária da região, o rodízio de churrasco. Além de ser especificamente carne, toda a tradição por trás do rodízio e churrasco demonstra sua importância para o povo da região.

Além disso, a maioria dos rodízios espalhados pelo Brasil pertencem à gaúchos pelo fato de que estes, inventando ou não a técnica, foram grandes responsáveis pela disseminação dessa ideia. Tudo isso através dos reverenciados pratos da comida gaúcha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *